Como se proteger das “pragas” virtuais

Atualmente, é muito fácil pegar algum tipo de “praga” virtual, não só pela internet, muitos pen drives, celulares, mps, podem carregar vírus. A primeira atitude a ser tomada é atualizar constantemente seu antivírus e seu sistema operacional. Em um mundo mais globalizado do que nunca, com várias informações circulando pela web, é muita fácil você ter seu computador infectado ou invadido. Não vá entrando em qualquer site ou clicando em qualquer e-mail enviado pelo seu amigo, primeiro ligue pra ele para saber se realmente foi ele que enviou. Outra forma de se proteger é tendo o devido cuidado com os sites que visita, muitos hackers conseguem invadir pc’s por esse meio. E se tratando em proteção, toda

segurança é pouco. Não é só o antivírus que vai lhe proteger de pegar algum vírus, você terá que ter outras formas de se proteger como um anti-malware, anti-spyware, firewall e outros tipos de proteção, além de se proteger dos hackers que se aproveitam do seu descuido para roubar suas senhas, ou arquivos importantes. E lembre-se que a melhor proteção para o seu PC, é você mesmo, então cuidado onde você clica.

Os inúmeros tipos de hackers

  • White hat hackers: esses são considerados os hackers do bem. São especialistas em segurança, agindo para expor e resolver possíveis brechas e falhas nos sistemas das empresas que os contratam;
  • Black hat hackers: esses são os “bandidos”, que invadem redes e computadores, criam vírus e malwares sempre com intenções não licitas, como roubar senhas de bancos, dados confidenciais e outros;
  • Hacktivists: agem por motivos ideológicos. O representante mais famoso da categoria é o Anonymus que age para proteger as liberdades individuais e civis dos internautas. Os hacktivists são os principais responsáveis por quedas em sites de governos, órgãos e empresas multinacionais.

Como se proteger dos Hackers?

Atualize sempre o seu sistema operacional e, se você tiver uma rede Wi-Fi coloque uma senha, pois por um wi-fi desprotegido dá para roubar muitas informações. Cuidado onde você entra, existem muitos sites falsos, que rouba informações dos usuários. Outra maneira de se proteger é tendo um firewall, ele ira proteger se alguém estiver tentando “entrar” no seu PC, ou se algum programa tentar acessar a web sem sua autorização.

Os antivírus

Os vírus são “pragas” que infectam e danificam sua maquina, existem vírus que não causam tanto estrago na sua máquina, mas existem outros que podem até inutilizar seu PC. Você pode pegar essas “pragas” de inúmeras formas, por um e-mail que você recebeu e que tem uma surpreendente proposta de ganhar dinheiro (o que é muito comum) ou até mesmo por uma música , foto ou arquivo que você baixou, e mesmo sem internet você pode pegar vírus, por exemplo pelo seu pendrive.

Como se proteger?

A primeira coisa que você tem que fazer é ter um antivírus atualizado em sua máquina. Existem inúmeros antivírus, a primeira coisa que você precisa saber é que nenhum deles é 100%. Os antivírus vão de gratuitos aos pagos, a vantagem de ter um pago é que você terá mais níveis de proteção.

Alguns dos melhores gratuitos:

  • Avira: renomada empresa de proteção, seu antivírus gratuito leva vantagem por não exigir tanto do PC, e por ter uma nível altíssimo de detecção, mas não conta com muitos níveis de proteção;
  • Avast: tão bom quanto o avira, é conhecido mundialmente, mesmo em sua versão gratuita você conta com um firewall integrado, mas ele exigi um pouco mais dá sua máquina;
  • Avg: outro renomado antivírus gratuito, com firewall integrado, dos 3 é o que mais exige do PC, mas tem uma ótima taxa de detecção.

Alguns dos melhores pagos:

  • Bitdefender: atualmente o melhor antivírus pago segundo testes na av-comparative, av-test e vb 100 ( são empresas que fazem inúmeros testes com vários antivírus, para saber qual o melhor), tem uma taxa ótima de detecção, uma interface fácil de usar, uma ótima escolha, para quem quer proteção;
  • Kaspersky: tirando o nome estranho, este ativirus já foi por alguns anos o melhor antivírus pago, seu único problema é não ser em português, mas conta com uma proteção surpreendente, é outra boa escolha que você tem;
  • Eset: surpreendeu pelo sua incrível capaciidade, é uma dos antivírus mais completos no mercado, já ganhou muitos prêmios.

Existem dezenas de antivírus no mercado como: Panda, k7, F-Secure, entre outros.

Anti-Malware

Os anti-malwares são programas que protegem a máquina, são quase como antivírus. Eles funcionam como detectores de malwares, eles eliminan essas “pragas” do sistema, deixando o PC seguro, mas não se esqueça, eles não substituem um antivírus.

  • Malwarebytes: de um renomada empresa de segurança, é um dos melhores do mercado, com uma excelecente taxa de detecção, conta com proteção em tempo real, mas só na versão paga;
  • Ad-ware: é outro software do gênero, com a vantagem de ter proteção em tempo real na versão gratuita.

Os spywares

Os spywares, um tipo de malware que é responsável por instalar propagandas, mudar configurações do computador e até mesmo roubar informações sigilosas sem o seu consentimento. Existem programas que combatem este tipo de praga, como por exemplo:

  • Spyware Terminator: é dos softwares mais comuns do ramo, tem uma detecção infalível, vai tornar seu PC lento nas primeiras inicializações, mas é um ótimo programa.
  • Spybot – Search & Destroy:  outro software que garante proteção, além de  fazer uma análise completa na máquina em busca desse tipo de “praga” virtual e garantir o bom funcionamento do sistema.
  • Windows Defende: sim, a Microsoft tem um antispyware, que garante proteção em tempo real contra spywares e outros programas suspeitos que infernizam a vida de quem tem computador conectado à internet.

O Firewall

Outra maneira de deixar sua máquina mais segura é instalar um firewall. O firewall é uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados.
A seguir são citadas as 3 principais razões (segundo o InfoWester) para se usar um firewall:

  1. O firewall pode ser usado para ajudar a impedir que sua rede ou seu computador seja acessado sem autorização. Assim, é possível evitar que informações sejam capturadas ou que sistemas tenham seu funcionamento prejudicado pela ação de hackers;
  2. O firewall é um grande aliado no combate a vírus e cavalos de tróia, uma vez que é capaz de bloquear portas que eventualmente sejam usadas pelas “pragas digitais” ou então bloquear acesso a programas não autorizados;
  3. Em redes corporativas, é possível evitar que os usuários acessem serviços ou sistemas indevidos, além de ter o controle sobre as ações realizadas na rede, sendo possível até mesmo descobrir quais usuários as efetuaram.

Listamos alguns dos muitos firewalls que existem, veja alguns deles:

  • Zone Alarm : um bom firewall, tanta na versão gratuita como também na sua versão paga;
  • PC Tools: um software bastante simples de ser utiliado, informa toda vez que um programa tenta acessar sua rede.

Pen drive

Muitos vírus hoje em dia são transferidos por pen drives, ou outros equipamentos de transferência de arquivos. Um antivirus já resolve este tipo de infecção no seu pen drive.  Existe também antivírus que podem ser utilizados a partir de um disco removível. Você não vai conectar seu celular ou pen drive em qualquer computador, então tome cuidado com seus produtos.

  • ClamWin Portable: é básicamente um antivirus que pode ser utilizado a partir de um pen drive, você pode fazer análise em qualquer computador com ele. Afinal, é preciso garantir que não há vírus antes de acessar sites pessoas e, principalmente, bancários em computadores que não conheci.

E não se esqueça, a melhor proteção para o seu computador, notebook, pen drive…é você mesmo

Anúncios

Deixe um comentário:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s